Clube do Paiva – Rafting, Canyoning, Canoing e River Tracking

Esta pode vir a ser uma das mais fantásticas aventuras que vais ter na tua vida. Uma experiência marcante com o Clube do Paiva, que proporciona a prática de vários desportos radicais como o Rafting, Canyoning, Canoing e River Tracking.

Sempre fui louco por aventuras, adepto do inesperado, sedento de adrenalina. Estas coisas fazem-me bem para saber os limites do meu corpo e mente. Não posso envelhecer sem experimentar estas coisas. E num ano de pandemia, nada melhor do que ficar por Portugal e usufruir um pouco da nossa natureza e turismo. Por isso decidi escrever um pouco sobre a minha experiência e sobre as atividades.

Antes de mais quero deixar aqui um alerta. Por força da minha evolução no vídeo, cada vez vou profissionalizando mais este hobbie que era a fotografia e o vídeo. Há já algum tempo que faço propostas de parceira para desenvolver projetos em empresas que querem ter vídeos institucionais ou para redes sociais. Já é um segundo trabalho.  Quem me acompanha nas redes sociais sabe disso. Por isso, se conheceres alguém que precise deste tipo de serviços podes dar-lhe o meu contacto. Os vídeos que produzi para o Clube do Paiva estiveram dentro desse âmbito.

A viagem do Porto até ao Clube do Paiva faz-se em pouco tempo. As primeiras filmagens que fizemos foram no fim do Verão e estava incrivelmente quente. Eu não sou adepto de rio mas acho que esta experiência me converteu, finalmente. O Rio Paiva estava a uns incríveis 26º, o que transformava este rio num autêntico mar das caraíbas.

A empresa tem uma equipa fantástica e proporcionou momentos únicos. Só posso referir o melhor: Simpáticos, responsáveis, esclarecedores. São os adjetivos que mais rapidamente me vêm à cabeça, especialmente da parte do Gonçalo que esteve comigo em todas as atividades. Outro ponto a destacar são os equipamentos. Já pratiquei outro tipo de desportos radicais com outras empresas. Por vezes apanhamos equipamentos demasiado usados e com marcas de desgaste elevadas. Fiquei impressionado com o cuidado do Clube do Paiva. Tudo parecia novo e pronto a estrear.

_DSC3917

River Tracking

Antes de mais é uma excelente atividade para team building. É possível ir conversando com o pessoal e perceber a destreza e coragem de cada um dos participantes. No final, ficamos a conhecer-nos todos um pouco melhor, sem estar num ambiente profissional. A atividade assim o permite. Caminhando pela margem usufruindo da geologia do rio, a parte mais emotiva vai-se proporcionando. Isto significa: SALTAR PARA A ÁGUA.

3 metros

5 metros

7 metros

9 metros

A intensidade vai aumentando. As formações rochosas é que ditam a altura. Há sempre um local por onde subir e a segurança está em primeiro lugar. Sempre pensei que um impacto com capacete seria algo doloroso, mas não. Quem não quiser não salta. É opcional.

Mas mesmo quando não temos a coragem para sentir esta adrenalina há imenso que ver. Desde logo a caminhada em si permite ver a natureza no seu estado mais puro, com várias espécies a nascer ali como a hortelã. Lembro-me perfeitamente de estar a caminhar e a sentir aquele cheirinho. A meio da atividade há mesmo uma pequena cascata com água gelada onde se pode tirar umas fotos mais radicais e descansar da subida, já que é um bocadinho exigente em termos físicos.

Mas uma das melhores sensações desta atividade é a descida do rio.... pelo rio. O pouco fluxo do caudal permite aproveitar alguns rápidos. E assim, de lagoa em lagoa, de rápido em rápido lá se vai curtindo.

Booking.com

Canoing

Enquanto que no inverno a atividade mais conhecida por estas bandas é o rafting, no verão são as canoas. O caudal assim o permite.

Como o video do rafting ainda está a ser planeado, posso já dizer que o canoning deve ser uma bela introdução. Passámos uma tarde inteira a descer o rio, quando de manhã já tínhamos feito o trekking. A atividade começa numa aldeia antiga em xisto, já que é preciso dar tempo à equipa do Paiva para preparem os equipamentos. Mas o calor era tanto que só tínhamos vontade de ir para água.

Achei imensa graça a duas nuances. Em primeiro lugar os rápidos que vão surgindo durante o percurso nem sempre são fáceis de fazer. Exigem alguma destreza nas pagaias e várias vezes virávamos, divertidamente, as canoas. A outra nuance é o facto de termos entrado num rio adjacente e andarmos em águas espelhadas e lindas em que se via o fundo e os peixes, numa garganta de rochas. Que cenário fantástico. Como estávamos com o andamento dos saltos da manhã, claro que não resistimos em estacionar as canoas e dar mais uns jumps para a água.

De todas as atividades, esta é a que já fiz mais vezes, por isso destaco mais o facto de estar no meio da natureza.

Deixo um mega alerta
. Adorava que subscrevesses o meu canal de Youtube. Significa muito para mim que os subscritores possam aumentar de forma a fazer chegar os meus trabalhos a cada vez mais público. Por isso, ao clicares no próximo vídeo, não te esqueças de fazer a tua subscrição! Muito obrigado.

Canyoning

Talvez a atividade com mais adrenalina das 3 que vou aqui referir. Não esteve um perfeito dia de sol. Na verdade, já estávamos em Outubro, fim da época alta do canyoning. Dirigimo-nos ao rio Frades passa no meio das montanhas da Serra da Freita. Quando no local onde parámos para nos equipar, no meio de uma pequena aldeia, levantei o drone para captar alguns planos para este vídeo. Nunca pensei que houvesse uma paisagem tao bonita por ali. Pareciam paisagens de filmes como Jurássico Parque ou assim! Encostas super ingremes e altas que enchem a tela o visor. Que incrível!

Vejam no vídeo ao que me refiro. Simplesmente fantástico.

O canyoning é um desporto radical que pretende descer um rio acidentado com material de escalada. O Rio Frades é muito propício a este tipo de atividades já que tem mais de 7 cascatas seguidas, impossível de voltar para trás! Com as cordas fazemos rappel para descer.... ou simplesmente saltamos.

5 metros

7 metros

9 metros

12 metros

Não faltam locais seguros de onde dar o jump da tua vida. As águas são cristalinas e saltamos de cascata em cascata. O salto é sempre opcional para quem não quer arriscar tanto. Eu gosto tanto de saltar como descer com corda e, tendo coragem, deves experimentar ambos.

O canyoning foi dos desportos mais intensos que pratiquei. Tanto a nível físico como a nível de adrenalina.

Como reparaste referi o Rafting no título do texto. Estou precisamente a cozinhar com o Clube do Paiva esse momento. Por isso, se estás interessado em saber mais, acompanha as redes sociais.

www.joaotiagoliveira.com
www.facebook.com/joaotiagoliveira
www.instagram.com/joaotiagoliveira
www.youtube.com/user/joaotiagobemha
ja

Que equipamento utilizar

Aqui é que a porca torce o rabo.

A segurança está em primeiro lugar por isso o calçado é dos equipamentos mais importantes que deves ter em conta. Para além de confortável, deve ser seguro, por isso nada de levar sapatilhas velhas. Os pés é onde poderás sentir mais frio e é o ponto de contacto mais frequente com o terreno acidentado.

Eu utilizei umas Merrel Waterpro porque são leves, secam rapidamente e oferecem a proteção necessária neste tipo de terrenos.

Os fatos de neoprene que o Clube do Paiva disponibiliza foram suficientes para mim. Nas atividades do River Trekking e do Canoing estava um calor imenso e bastou ter um calção de banho. No entanto, como fizemos o Canyoning em Outubro, já poderia ter utilizado uma t-shirt térmica, visto que em algumas partes da caminhada, estivemos muito tempo parados e acabei por ter algum frio.

Se ficaste curioso, espera pelo próximo video!

Até já!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *