Feira Nacional do Cavalo – Golegã

De 4 a 13 de Novembro, realizou-se uma das feiras mais pitorescas de Portugal. Já conhecida internacionalmente, a Feira Nacional do Cavalo (FNC) atraí milhares de turistas e profissionais, para um certame em que a estrela principal é o cavalo. Como pretexto, a vila organiza-se para a festa. Nas redondezas é difícil marcar um quarto e sítios para pernoitar. A antecedência é nossa amiga.

Ao chegar à vila temos de abrandar, pois para além do trânsito local, deve-se prestar atenção à multidão, que foge dos passeios estreitos, e aos cavalos que, daqui e dali, se dirigem para o arneiro da vila. No centro, muitas das casas têm portões, não há nossa medida, mas à medida da estrela da vila. Com vários metros de comprimento, abrem-se para deixar passar as charretes, puxadas por uma parelha de cavalos.

O programa das festas é bastante extenso com concursos de saltos e obstáculos, concursos de atrelagem, taças de equitação de trabalho, campeonatos nacionais, conferências, torneios de horseball entre outros tantos eventos. A par disto, saem para a rua, não só as roulotes de comida, assadores de porco no espeto e esplanadas, como também lojas dedicadas à venda de material de equitação. As cilhas, selas, loros, peitorais, cloches, embocaduras e rédeas ficam à margem das ruelas, decorando a vila. Outro facto delicioso são os trajes de muitos dos cavaleiros e cavaleiras. Vestidos “à portuguesa”, como podem observar nas fotos, introduzem também uma certa formalidade e tradição à festa.

Assim, depois de estarmos lá, basta divertir-mo-nos. Não é preciso perceber muito do assunto. Dá gosto ver exemplares tipicamente portugueses, como o Puro Sangue Lusitano, o Alter-Real, o Sorraia e o Garrano. Quer circulem pelo arneiro, quer os encontremos nos estábulos, dá sempre vontade de passar com a mão no pêlo e estar bem próximo destes animais.

Ali perto, e motivo de ilustrações e livros, pode-se visitar o castelo de Almourol. Plantado numa ilha do meio do Rio Tejo.

20161113_132458dsc02356dsc02424dsc0245220161113_104228dsc02386

dsc02488dsc02499dsc02516dsc02536-2dsc02544


Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.