Outras coisas que vais adorar em Londres

A grande vantagem de ir a Londres é a sua vida vibrante. Por um lado, abrimos o mapa, começamos a estudar a cidade e os sítios obrigatórios não param de aparecer. Para além disso é uma cidade simples, sem complicações. Apanhas o metro e vais para onde queres. É impossível não ficar pasmado com o movimento em Oxford Street, a tranquilidade de Notting Hill e a diversidade do Borought Market!

O outro post sobre Londres, focava uma visita mais “tradicional” à cidade, como que a visita a downtown. Mas ficava uma imensidão de pontos de interesse por ver. Por isso, vem daí porque há muito mais para conhecer.

Madame Tussauds

O museu da cera mais famoso. Pensava que ia encontrar apenas estátuas de estrelas e famosos, mas há muito mais. Claro que é super divertido tirar uma selfies, por entre salas e estúdios decorados a rigor. Mas a viagem ao museu não termina aqui. À tua espera tens ainda um circuito sobre rails que conta a história de Londres e Inglaterra e no fim, um filme em 4D, numa mega sala preparada para o efeito. O preço pode parecer caro, mas para quem estiver interessado em fazer o London Eye, pode juntar as duas e obtém um desconto.

Picadilly Circus e a loja dos M&M’s

Picadilly é uma praça no centro de Londres. No fundo, une uma grande zona comercial, Oxford Street e downtown. É conhecida pela esquina de outdoors led com marcas conhecidas como a Coca-Cola, TDK, Sanyo, etc. Na praça existe uma estátua com uma figura simbólica de Eros.

Ali perto podes visitar a loja da M&M’s, que com 3 andares faz as delícias de miúdos e graúdos. Para além dos brinquedos, existem M&M de todas as cores e recheios, para poderes fazer o teu próprio saco de gulodices. O cheiro a chocolate é intenso na loja – M&M’s World!

dsc02543dsc02550DSCF1294.JPG

British Museum

Falamos de mais um museu. Por fora, a arquitectura é robusta. Por dentro, estão presentes relíquias da civilização, organizadas nas várias salas laterais, com as diferentes secções. O museu apresenta a maior colectânea de arte e cultura que existe (de todos os continentes e épocas, até aos dias de hoje). As imagens que ilustravam os nossos livros de história, tornam-se aqui realidade. Civilizações inalcançáveis ficam à distância de um palmo como os egípcios e os romanos. Artefactos com milhares de anos, estão ali, dia após dia, contemplados por milhares de pessoas que os visitam todos os dias, relembrando o caminho que percorremos até ao presente.

dsc02554dsc02555dsc02561

Mercados de Londres

Para aproveitar o romantismo de Londres, nada melhor que uma ida a Convent Garden. É o local ideal para um passeio e aproveitar as várias feiras que aí se realizam. O lugar é encantador. Aqui já não encontramos prédios altos, mas uma vizinhança encantadora e requintada. Para além das feiras, temos também artistas de rua que juntam centenas de pessoas. Para jantar, e a três quarteirões de distância encontramos um pizzaria fantástica, em Neal’s Yard – HomeSlice Pizza. Estava bastante cheio e as pizzas em forno de lenha, deliciosas!

dscf1288dscf1290dscf1291

dsc02592dsc02595dsc02596

Outro mercado que visitámos foi o Borought Market. Não fosse o facto de estarmos no centro de Londres e não imaginaríamos que se poderia encontrar um mercado tão acolhedor e típico como este. As lojinhas, bancas coloridas e produtos típicos fazem com que deambulássemos por aqui durante algum tempo. Almoçámos no Brood Café.

dscf1415dscf1420dscf1421dscf1426dscf1427dscf1430dscf1433

Camdem Town

Camdem reúne uma comunidade importante de portugueses. Não é por acaso que acabámos por nos deliciar com um pastel de nata na roulotte “Nata 28”, junto a Camdem Lock, uma galeria comercial de craft’s. Camdem é conhecida pela arquitectura das fachadas da rua principal – Camdem High Street. Aviões, sapatilhas gigantes, tudo é utilizado para sobressair dos prédios, outrora sem graça.

Mesmo junto à estação deste bairro, existem as antigas cavalariças de Londres que foram reaproveitadas para uma feira gigante. Muitas das referências aos cavalos foram deixadas, sendo que as centenas de estábulos são agora lojas de comerciantes, num interminável labirinto.

dscf1461dscf1463dscf1466dscf1470dscf1471dscf1473dscf1474dscf1476dscf1477dscf1478dscf1483

Notting Hill e o Fish & Ships

Cenário da célebre representação entre Hugh Grant e Julia Roberts, visitámos o bairro num sábado de manhã. Em vez da tranquilidade transmitida pelo filme, encontrámos um bairro cheio de bancas e um alarido típico de uma feira – Feira de velharias de Notting Hill. Por um lado, conseguimos absorver o quotidiano inglês, com as ruas agitadas e uma multidão a andar para trás e para a frente. Por outro lado, deixou de haver o espaço para apreciar o bairro.

Foi em Notting Hill que provámos o tradicional Fish and Ships, na Fish House. Muito bom! Por entre as várias escolhas possíveis de peixe, seleccionámos o bacalhau fresco. Vinha acompanhado com batatas fritas e por um molho vinagrete do outro mundo! A cidra também estava maravilhosa. De barriga cheia fizemos então a Portobello Street até encontrar a Notting Hill Bookshop, a livraria do famoso filme.

dscf1494dscf1498dscf1499dscf1500dscf1502

Knightsbridge e Harrods

Knightsbridge é uma zona luxuosa. Aqui vês grandes carros, coisas simples a preços extraordinários e os ricalhaços do Londres. Perto também existe o Hyde Park, o museu de Victoria e Albert e os Armazéns Harrods. Andar por aqui a pé é seguro, tal como acontece com toda a cidade. Para quem gosta de viajar para fazer compras, os armazéns são um sítio imperdível. Tem imensos departamentos, entre os quais o de tecnologia, onde encontrámos os gadgets mais recentes. Mas os armazéns são têm surpresas intermináveis. É mesmo um sítio a visitar para gastar uns trocos.

Oxford Street

É a rua de Londres mais conhecida pelo seu comércio. É impressionante atravessar esta rua ao fim do dia e ver milhares de pessoas a pé de um lado para o outro. Uns passam a correr desenfreados em direcção ao metro. Outros passeiam pelas montras. Outros ainda saem das lojas depois de largar mais uma libras. A rua é enorme, tem quatro paragens de metro e as lojas vão-se repetindo de quarteirão em quarteirão, demonstrando o poder de compra que por aqui existe. Algures a meio estão os armazéns Selfridges.

Passeio à noite por Victoria Embankement

Para terminar escolhi um lugar pouco previsível. Um passeio a pé por Victoria Enbankement, desde a estação de Enbankement até à estação de Westminster. Num dos dias à noite, acabou por calhar fazer este percurso. Estávamos por ali perto e fomos caminhando. A noite estava agradável e pareceu seguro ir por ali. Foi bom ver alguns dos edifícios com as luzes artificiais, contrariados pelo escuro da noite.

dscf1300dscf1303dscf1304dscf1308dscf1309dscf1313dscf1314


One thought on “Outras coisas que vais adorar em Londres

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.